A etapa de Investigação Confirmatória é a segunda etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e tem como intuito confirmar ou não a existência de contaminação do solo e/ou água subterrânea em uma determinada área.
Nesta etapa, é realizada a investigação de todas as fontes potenciais e primárias de contaminação identificadas na etapa anterior de Avaliação Preliminar, e obtidos os dados iniciais necessários para a caracterização do meio físico.
Para a execução da Investigação Confirmatória, são realizadas sondagens no solo para amostragem do mesmo, além de instalação dos poços de monitoramento para investigação da água subterrânea.
O relatório de Investigação Confirmatória deve ser conclusivo em relação a existência da contaminação na área de estudo e conter informações como: planta com a localização das áreas fonte, das fontes potenciais, com indícios de contaminação ou com incertezas; justificativa do posicionamento dos pontos investigados para solo e água subterrânea; descrição dos métodos utilizados; georreferenciamento; perfis e seções representativas das sondagens realizadas; descrição da geologia, pedologia e hidrogeologia local; perfis construtivos dos poços de monitoramento instalados; mapa potenciométrico; atualização do modelo conceitual, entre outros.
Na Investigação Confirmatória é realizada a mudança de classificação da Área Suspeita (AS), para Área Contaminada Sob Investigação (ACI), Área Contaminada (AC), área com potencial de Contaminação (AP) ou exclusão de cadastro.
A Biovert Ambiental possui profissionais com vasta experiência e conhecimento das legislações e procedimentos aplicados no estado de São Paulo, onde a prioridade da corporação é o atendimento diferenciado e eficiente. Está sempre em busca de aprimoramentos técnicos e novas tecnologias para servir o parceiro da melhor maneira possível.